HISTÓRIA DO CLUBE
ESCOLINHA DE FUTEBOL
Há 35 anos atrás o Águia iniciou o seu voo. De forma modesta, ainda sem grandes pretensões o Azulão participava do Campeonato Marabaense e por três vezes sagrou-se campeão.
Em 1999 o presidente do clube, Jorge Nery, foi procurado pelo então vereador Sebastião Ferreira Neto, que concordou em profissionalizar a equipe. A proposta ganhou força quando de cara o Presidente da Federação Paraense de Futebol apoiou o projeto.
De lá para cá, o querido Azulão vem lutado e resistindo bravamente, tendo em seu hall de conquistas um Vice Campeonato Paraense, tornando-se o primeiro clube do interior a conquistar a Taça Cidade de Belém (1º turno do Campeonato Paraense).
O time foi virando o “Xodó” do interior. Participou por 10 temporadas consecutivas da série C do Campeonato Brasileiro, além da Copa Verde e teve uma boa campanha na Copa do Brasil de 2009, onde duelou de igual para igual com o gigante Fluminense, na época, comandado pelo tetra campeão Carlos Alberto Parreira.
Hoje, em busca de grandes objetivos, a diretoria do Águia de Marabá juntamente com a sociedade marabaense, traça um ousado plano:
Águia 2022. Um voo rumo à série A
Em 2013 Iniciou-se o projeto “Águia Formando Cidadãos pelo Futebol” com objetivo de estimular a pratica de futebol de forma orientada e gratuita na perspectiva do esporte educacional, na integração e lazer da comunidade, auxiliando no desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes, disseminando os valores positivos da solidariedade, promovendo educação, saúde, lazer, mostrando novas perspectivas de vida, diminuir a evasão escolar, desenvolver o espirito esportivo e o trabalho em equipe formando atletas e cidadãos conscientes. Atualmente o projeto conta com 120 crianças e adolescentes com idade entre 09 a 17 anos, onde pretendemos ampliar ainda mais o numero de crianças participantes.
Presidente: Sebastião Ferreira Neto
Vice Presidente: Pedro Correa de Lima
Secretaria: Luciana Nascimento
COMISSÃO TÉCNICA
Técnico: João Maria Galvão Gonçalves
Preparador Físico: Gesiel Pasiani
Preparador de Goleiro: Wellington Ramos
Massagista: Nivaldo Duarte
Roupeiro: Leomar Santos (Missanto)